quinta-feira, janeiro 20, 2011

Fábio Sombra recebe o Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira (categoria literatura)

Na noite do dia 18 de Janeiro, em uma festa de gala no auditório do Minascentro em Belo Horizonte, recebi um prêmio que muito me emocionou: o Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira na categoria literatura. O prêmio é dedicado aos que se destacaram no universo deste instrumento tão ligado ás nossas raízes.

Segundo os organizadores, recebi o prêmio em virtude do meu trabalho de divulgação da viola através de obras literárias dirigidas ao público infantil e juvenil.

Somente três dos meus livros: A Lenda do Violeiro Invejoso, A Peleja do Violeiro Magrilim e Treze casos de Viola e Violeiros, juntos, já venderam mais de 50.000 exemplares e levaram a cultura da viola a inúmeros jovens de todo o Brasil e, recentemente, de Portugal e da França.

A cerimônia de premiação encerrou-se com um mega show dos violeiros Chico Lobo e Pereira da Viola. Um luxo!

Fico feliz com o reconhecimento e agradeço de coração a todos os que me ajudaram nesta empreitada de amor a cultura popular brasileira e a um instrumento tão querido e repleto de mistérios e lendas.

Sobre o prêmio:

 A viola caipira na sua melhor expressão. Uma premiação nacional envolvendo os maiores expoentes de todos os tempos entre homenageados e indicados em 23 categorias, contemplando toda a cadeia produtiva de um dos instrumentos mais importantes da cultura brasileira. Trata-se do “Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira” ocorrido na capital mineira na terça-feira (18.01), no Centro de Convenções Minascentro.
Cerca de 130 artistas e profissionais envolvidos no universo da viola caipira foram contemplados em uma grande noite de gala. 

O prêmio é uma realização do Instituto Brasileiro da Viola Caipira (IBVC), entidade sem fins lucrativos com sede na capital mineira e conta com o apoio do Sesc/BH, Prominas, Belotur, Associação Nacional dos Violeiros do Brasil (ANVB), Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, Viola Brasil Produções, Rozini Instrumentos, Egesa, D’sign Comunicação, Cachaças do Brasil, Viola Urbana Produções e Revista Viola Caipira.

A primeira edição do prêmio aconteceu em 2005, quando era chamado “Prêmio Nacional de Excelência da Viola Caipira”. Atualmente, devido à parceria com a empresa paulista Rozini Instrumentos, o prêmio passou a se chamar “Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira”. 

Na foto: Todos premiados! Da esquerda para a direita: Chico Lobo, Sérgio de Andrade, Pereira da Viola e Fábio Sombra

2 comentários:

Emilia Miranda disse...

PARABENS!!!!
Fico felicíssima com esta sua distinção!
Um abraço.

Isabel Costa disse...

Que bom, Fábio, haver este tipo de prémio que vai reconhecendo o trabalho de quem se interessa pela cultura popular! Parabéns, parabéns e mais parabéns! E continue a navegar por esses mares sem fim com a viola caipira e dentro da categoria literatura!