segunda-feira, dezembro 07, 2009

Encontro com mestre Nelson da Rabeca

Na semana passada estive em Alagoas, em viagem de pesquisa e realizei um antigo sonho: conhecer pessoalmente o mestre Nelson da Rabeca. Seu Nelson, além de tocar a rabeca como poucos também constrói e vende seus instrumentos. A rabeca é uma espécie de "avó" do violino e tem um som fantástico, assim meio rouco e fanhoso.

Seu Nelson me recebeu com todo o carinho em sua casa, na cidade de Marechal Deodoro. Lá ele me concedeu uma entrevista e me contou um pouco de sua vida. Até os 54 anos de idade ele era cortador de cana e trabalhava de sol a sol em uma jornada duríssima. Certa vez, assistiu pela televisão um músico tocando violino. Intrigado, seu Nelson resolveu que iria construir um e que iria aprender a tocá-lo. Foi para o mato, cortou umas toras de madeira e, depois de muitas tentativas conseguiu fabricar sua rabeca. Em breve já estava tocando e passou a se apresentar na Praia do Francês, para os turistas. De lá ganhou o mundo. Já viajou por todo o Brasil, tocou com músicos de renome como Hermeto Paschoal, participou do programa do Jô e comprou a espaçosa casa em que vive. Além disso, seu Nelson constrói e vende suas famosas rabecas e as envia até para músicos do exterior. E foi assim que eu adquiri minha mais nova rabeca que, realmente tem um timbre e uma sonoridade incomparáveis...

Há muito que sou um apreciador deste instrumento e, há quatro meses comecei a aprender os segredos de se tocá-lo. Minha primeira composição para rabeca se chama "Esquenta comadre" e já foi gravada no meu novo trabalho em CD. É um duelo entre a rabeca e a viola e, em breve vou postar o vídeo aqui no blog.

No vídeo abaixo, a filmagem que fiz de Seu Nelson, tocando e ensaiando com amigos em sua casa. Confiram o curioso som da rabequinha e a simpatia do seu Nelson.

4 comentários:

Daniela Fossaluza disse...

Amei, amei, amei!!!! Quero uma raceba tb!!!!! Lindo. Vamos rabecar doutor!

Simone Silva Reis Mott disse...

Por favor Fabio poderia me dar o contato(telefone, email etc) do Sr Nelson da Rabeca?
Gostaria de contacta-lo para uma compra de rabeca.Obrigada,
Simone
email:
simonereismott@gmail.com

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

Vladimir disse...

Parabens Fabio! Lindo trabalho! Poderia me passar o contato do Nelson da Rabeca? Tambem gostaria de adquirir uma rabeca.

abs!
Vladimir.
e-mail: vladlima@hotmail.com