No sábado passado, participei de um evento muito bacana na sede da ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel. O projeto se chama Encontro com poetas populares e rodas de cantoria.
A apresentação deste fim de semana reuniu os poetas João Batista Melo e Fábio Sombra, com mediação do presidente da ABLC, poeta Gonçalo Ferreira da Silva.
Diante de uma atenta platéia, conversamos sobre cordel, poesia e a presença das trovas populares no cancioneiro tradicional brasileiro. Acompanhado da minha viola de cocho - um instrumento tradicional da região do Pantanal - cantamos modas, catiras e alguns outros temas folclóricos.
Foto gentilmente cedida pelo fotógrafo Francisco Valdean.
5 comentários:
Olá, Fábio, tá tudo bom?
Meu nome é Gustavo Alvaro, sou violeiro carioca. Faz tempo que eu tava procurando alguém dos bons pra fazer contato, que aqui no rio eu acho difícil encontrar gente com a mesma paixão pela violinha!
Parabéns pelo blog, me torno leitor assíduo.
Espero que o senhor leia este comentário com o carinho que tive ao escrevê-lo.
Deixo meu e-mail para contato, ficaria muito feliz se tiver uma oportunidade de conhecê-lo, e aprender mais sobre o universo da viola caipira.
Humildemente,
Gustavo Alvaro
www.retropleco.blogspot.com
Oi, Fábio.
Gostei do blog.
Voltarei aqui.
Até mais.
Olá Fábio!
Estou com dificuldade de encontrar seu livro "MAGRILIM E JEZEBEL EM O REI DO ABECÊ" aqui no Rio de Janeiro. Você poderia indicar onde posso encontrá-lo?
Grata,Claudia
(e-mail: claudiacarioca@hotmail.com)
Oi, Fábio, td bem?
Meu nome é Claudia, sou sobrinha de Gonçalo Ferreira da Silva. Fico super feliz e orgulhosa com a trajetória do meu tio. Obrigada pela oportunidade de vermos a luz dele brilhar.
Poeta, não sei se você conhece a tese de doutorado da Francesa Julie Cavignac sobre a "História da Literatura de Crodel no Nordeste do Brasil". É uma senhora pesquisa. O livro é de referência pelo motivo de abardar tanto a literatura de cordel, como a antropologia nordestina como reflexo do homem poeta sertanejo.
A pesquisadora ficou tão encantada com o sertão que veio morar no Brasil, e hoje, faz parte do departamento de Antropologia da UFRN.
Abraços
Gilmar Leite
Veja www.aguasdopajeu.blogspot.com/
Postar um comentário