sábado, julho 11, 2009

Galinha Doida! - Vídeo engraçadíssimo para o projeto "Mapa do Brincar" - Folha de São Paulo

Vocês já ouviram falar no projeto "Mapa do Brincar" da Folhinha - o suplemento infanto juvenil da Folha de São Paulo? É uma pesquisa super bacana, que vai reunir, estudar e divulgar brincadeiras de crianças de todas as partes do país.

Em minhas viagens pelo interior do Brasil, aprendi diversas brincadeiras. Você podem assistir a um vídeo com duas delas que recolhi na cidade de Lajinha, no interior de Minas Gerais. Clique na imagem para assistir e não deixe de visitar o blog da Folhinha para conhecer mais sobre o Projeto Mapa do Brincar.



Aqui, reproduzo o artigo da jornalista Gabriela Romeu sobre o vídeo:

"Cadê o milho?

O Mapa do Brincar não “coleciona” só brincadeiras, mas também muitos amigos-parceiros. O escritor, ilustrador e violeiro Fábio Sombra é um deles. Na última viagem ele que fez para o interior de Minas Gerais, onde tem seu “ranchinho” (com charrete e tudo!), ele colheu duas brincadeiras para o projeto. Foi lá pelas bandas da comunidade do Córrego do Carvalho, em Lajinha (MG), que ele conheceu a curiosa brincadeira da “galinha doida”, apresentada pelos irmãos Daniel, 11, e Otávio Sanglard, 7. Alguém pode até achar que é maldade com os animais, mas não é, não. Crianças da roça têm outra relação com os bichos e a natureza.

Nas suas andanças pela região, Fábio ouvia certa vez uma brincadeira cantada: “pão na casa do João”. “Ouviu pela primeira vez na carroceria de um caminhão que nos levava a uma folia de reis. Para passar o tempo, alguém puxa a musiquinha, e a brincadeira dura por um bom tempo”, conta. Essa foi apresentada por Otávio Sanglard, 7, e Murilo Moreira, 10.

AINDA DÁ TEMPO DE MANDAR SUA BRINCADEIRA E SEU VÍDEO PARA O PROJETO.

As inscrições para o Mapa do Brincar vão até o dia 19 de julho. Participe!"


2 comentários:

La Condesa disse...

Fabio! Estou super feliz encontrar o seu blog! Preciso muito entrar em contato com voce porque vou pra o Brasil em setembro. Por favor me escreve por email no teresajesq@gmail.com.

Beijocas!

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.