quarta-feira, abril 30, 2008

Uma capa para Gonçalo

Hoje estive no bairro de Santa Teresa, aqui no Rio e não pude deixar de fazer uma das minhas costumeiras visitas ao poeta Gonçalo Ferreira da Silva, presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. No espaço antes ocupado por uma garagem, Gonçalo expõe e comercializa um acervo de mais de três mil títulos de folhetos de cordel (!)

Hoje, finalmente pude apreciar o resultado de nosso primeiro trabalho em parceria: a ilustração que fiz para a capa de seu novo folheto, entitulado: “Virgínio, o juiz do grupo de Lampião”. O livro faz parte de uma série em que Gonçalo relata a vida e as peripécias de cada um dos membros do bando do famoso cangaceiro Lampião.

Com um elegante projeto gráfico de J.Victtor, o livrinho é um primor de métrica e rimas e posso dizer que foi uma grande honra poder ilustrar um trabalho de um poeta desse porte.

Para quem quiser saber mais sobre cordel, vale a pena visitar o site da ABLC – Academia Brasileira de Literatura de Cordel e prestigiar o trabalho que essa instituição vem fazendo para divulgar e preservar essa importante manifestação da cultura popular brasileira. O endereço é: www.ablc.com.br

Nenhum comentário: