quarta-feira, setembro 22, 2010

Experiências com fantoches e mamulengos.


Ultimamente tenho feito experiências e pesquisas sobre a arte da construção (e manipulação) de fantoches. Sempre fui fascinado por teatro de bonecos, marionetes e, naturalmente, pelos nossos tão populares Mamulengos.

Nas fotos, vocês podem ver minha primeira criação. Depois de idealizado e projetado, o boneco foi modelado em papel maché, com apliques de tecido. A pintura foi feita com tintas acrílicas.

Ainda tenho muito o que aprender mas, no mês que vem, estou de partida para Praga na República Tcheca para conhecer oficinas e técnicas sobre os tão famosos bonecos tchecos. O rei é uma figura recorrente no imaginário dos contos de fadas e, naturalmente foi a minha primeira escolha. Mas ainda faltam outros, como a princesa, o príncipe, o dragão, o bobo...

Um universo a ser explorado!

5 comentários:

João Marcos disse...

Fábio,
o boneco ficou muito bom!! E olha que ainda é o primeiro, como você disse. Realmente existe um universo de possibilidades pela frente! Grande abraço!

Anielizabeth disse...

Tá lindo! Vou te mandar algumas fotos do que eu já fiz nesta área! Também sou encantada por este universo e fiquei babando com sua viagem! Que ela seja maravilhos e muuuuuuiiiito proveitosa! Vamos trocar figurinhs, né? Beijão eparabéns pelo trabalho!! Inspirador!!
Anielizabeth

Adriana Hollenbeck disse...

Fábio, promete que compartilha as descobertas quando voltar? Sou amiga da Anie e assim como ela, vou amar saber de tudo!

Fábio Sombra disse...

Valeu Annie, valeu Adri, pode contar comigo, conto tudinho!

Anônimo disse...

por favor você pode dar instruções sobre como construir um boneco Mamulengo simples para crianças?