terça-feira, agosto 17, 2010

Um instrumento que inventei: a Cavacola.


Vou apresentar a vocês um instrumento curioso que inventei no ano passado e que foi brilhantemente construído por meu grande amigo Roberto Dimathus. Trata-se da Cavacola, uma espécie de filhote do cruzamento do cavaquinho com a viola caipira.

A cavacola possui cinco cordas de aço. As três primeiras, de baixo para cima, são simples e a quarta e quinta cordas formam um par, afinado em oitavas. A afinação é a mesma da viola caipira (Cebolão em ré). De cima para baixo: Ré, Ré (oitavado), Fá#, Lá, Ré. A cavacola se harmoniza muito bem com a viola, já que explora os timbres mais agudos, enquanto a viola geralmente transita mais pelos médios e graves. Tenho usado a cavacola em meus giros de folias de reis e também para tocar no trabalho que estou desenvolvendo com cirandas caiçaras.

Sem falar que o instrumento ficou com um som incrível e com um visual caprichadíssimo. Esta cavacola tem laterais, fundo, escala e cavalete em Jacarandá da Bahia, braço de cedro com reforços em Jacarandá e tampo de pinho sueco. Confiram o som da "marvadinha" em um vídeo que postei no Yoube. Clique em:

http://www.youtube.com/watch?v=x0NW9l6hB9Q

2 comentários:

Aderaldo Luciano disse...

Oi, Sombra. Um amigo meu de São Paulo te conheceu lá na Cortez. Perguntou se me conhecias, mas disseste que não. Só que eu te conheci durante uma palestra que fiz lá em Sorocaba. Uma professora chegou com um livro teu. Não lembro mais qual o título, mas teu nome seria impossível de não lembrar. Vivo entre o Rio e São Paulo, estou coordenando a Editora Luzeiro e desenvolvendo um projeto para a Editora Réptil aqui do Rio. Deixo um abraço e espero que a gente se encontre algum dia desses.

FáBio BoRges disse...

Que lindo trabalho Fábio,
PARABÈNS....achei o seu blog no site da Ave Maria-Mundo Mirim...tinha lido” João valente”...mas naum conhecia seus passos (o blog ajudou)....uau...lindo essa sua paixão pela musica e o regionalismo.....que tela mais linda da cidade de Paraty que vc pintou....muito arte naif...amei!!!Lembro de Paraty ...quando escuto o DVD da Vanessa da Matta...que foi gravado lá...um dia quero passear por lá!!! rs

Fábio parabéns!!!!

Abraços apertados e ilustrados de um leitor
para o autor !!

Bons dias boas inspirações!!!

Fábio(Bill)