terça-feira, março 16, 2010

A peleja do violeiro Magrilim. Cordel brasileiro para estudantes na França!

Em um projeto super criativo de leitura participativa a distância, alunos do Lycée International em Saint-Germain-en-Laye, na França estão lendo e trabalhando com... Literatura de Cordel!

Isso mesmo: estes jovens tem aulas na Seção de Língua portuguesa da escola e são alunos da professora Isabel da Costa. Neste semestre, foram apresentados ao meu livro "A Peleja do violeiro Magrilim com a formosa princesa Jezebel", uma história narrada em versos de cordel e repleta de desafios de versos e viola. A partir do texto, a turma já começou a produzir trabalhos elaboradíssimos. O primeiro é uma análise sobre os personagens principais da história.

O segundo trabalho, batizado como de "Alargamento Vocabular" lida com um aspecto dos mais interessantes: como fazer a ponte entre a diversidade cultural e os vocábulos regionais entre diferentes países que falam a língua portuguesa?

Pois eles lançaram-se ao desafio. Em primeiro lugar pesquisaram em dicionários todas as palavras que não conseguiram captar à primeira leitura.

A seguir, buscaram na internet e obtiveram informações sobre termos e palavras que aparecem na narrativa. Reuniram descrições e fotos de animais citados no texto ( cotia, saracura...), seres do folclore brasileiro (sacis) e diversas expressões do falar brasileiro.

Por fim, por e-mail, a professora Isabel me enviou um resumo das dúvidas que ainda persistiam e eu as respondi. O trabalho foi organizado em uma bonita apresentação multimídia e postado no blog do projeto, que é hospedado pela Universidade do Minho, em Portugal: www.nonio.uminho.pt/vooslp ou veja abaixo, aqui mesmo no blog.

O êxito do projeto e o entusiasmo com que o livro foi recebido demonstra a força e a versatilidade da literatura de cordel, que séculos atrás chegou ao Brasil trazido em caravelas e hoje retorna à Europa em tecnologias digitais e tecnologias elaboradas, mas, sobretudo, conservando o encanto e o prazer da boa leitura.

Abaixo, reproduzo os dois trabalhos, o de caracterização dos personagens" e o de alargamento vocabular. Vejam o que uma professora criativa e uma turma dedicada e interessada podem realizar.

Parabéns, professora Isabel, parabéns alunos do Lycée International!



6 comentários:

Valdecy Alves disse...

Nos tempos atuais ao seguimos um blog ou sermos seguidos, formamos uma verdadeira teia, capaz de ter um alcance quantitativo e qualitativo para matérias formativas e informativas, que mídia alguma consegue ter. Já imaginou se os pré-sócrates e pós socráticos tivessem tal meio divulgador na sua época? A história seria outra! POR ISSO PARABÉNS PELO BLOG.

Aproveito para CONVIDAR VOCÊ, seus seguidores e quem você segue, para lerem matéria sobre o espetáculo SAGRADO E PROFANO, que ocorrerá na cidade de Senador Pompeu, interior do Ceará, no pequeno Distrito de Engenheiro José Lopes. Experiência artística que mobiliza toda a população, que além de encenar a Paixão de Cristo ainda tem os caretas, que há cerca de 70 anos, saem pelas ruas. Experiência artística, social, política, folclórica, econômica..... que merece ser relatada, imitada e, sendo possível, vista e visitada ao vivo. Boa leitura em:

www.valdecyalves.blogspot.com

Emilia Miranda disse...

Olá Fábio:
A Peleja Internacional já começou!!!
O tiro de partida foi dado 4,ª feira, pelas 15:45 minutos, de Portugal!
Os meninos e as meninas eleboraram uma estrofe de seis versos subordinada ao seu tema, e ela voou rapidamente para Cataguases. Aí os meninos e as meninas responderam, de acordo com o mote resposta, e lançaram novamente as estrofes no ar, em direcção a França!
Daí ela voará para cá, Portugal, mas nós só a poderemos ir esperar ao aeroporto no dia 12 de Abril pois até lá estamos de férias de Páscoa.
Um abraço,
Emília Miranda

Zilma disse...

Olá Fábio!!!

Estou trabalhando com o Vinícius em Rio das Ostras, um amigo seu.
Sou bibliotecária do Casulo - R.O. e o Vinícius me falou de seus livros e entrei em contato coma a Sandra da Editora Lê que me passou o seu blog para que possamos entrar em contato.
Eu e o Vinícius estamos com um projeto para tocar e gostaria que entrasse em contato pelo meu e-mail
zilmasj@yahoo.com.br para amadurecermos a idéia, ok?
Ficarei no aguardo...
Att.
Zilma

Fabio Perricelli disse...

Fabio, conheci o seu trabalho recente em visita ao RJ e adorei, fiquei encantado. Como faço p adiquirir uma de suas gravuras ou bandeira de folia? Voçê possui um atelier? Saudações.

cris mombelli disse...

Olá Fabio, meu nome é Isabel Cristina e sou professora da Sala de Leitura de uma escola estadual em São Caetano do Sul, em São Paulo. Eu peguei seu livro para cadastra-lo e cheguei até aqui. Parabéns, eu adorei seu blog e fiquei muito entusiasmada com tudo o que surgiu a partir desse livro. Confesso que também quero fazer alguma atividade com os alunos de
6ºano. Vou mostrar esses vídeos para as professoras das classes para tirarmos algumas ideias.
Visite nosso blog tb., em breve farei postagem sobre seu livro.
Até mais!!!
www.saladeleituramourabranco.blogspot.com

Anônimo disse...

nossa gostei muinto da historia pode faser outra desse jeito pra nos lermos