sexta-feira, março 12, 2010

Um projeto fascinante de Leitura Colaborativa em língua portuguesa. Assistam aos vídeos!

É com muito orgulho que trago aos leitores deste blog o resultado de um trabalho que realizei em parceria com a professora Emília Miranda, de Portugal. O projeto se chama “Vôos em Língua Portuguesa” e foi proposto à partir de um site muito interessante, o Netescrit@, que conta com o apoio da Universidade do Minho. O projeto reúne escritores infanto-juvenis brasileiros, portugueses e africanos que escrevem em língua portuguesa. Lá encontramos nomes como Tatiana Belinky, Fábio Sombra, Ângela Lago, Caio Riter, João Pedro Mésseder, Mia Couto e outros.

Os vôos literários começam sempre à partir das biografias dos autores, escritas por ELES próprios e ilustradas com fotos de infância e momentos importantes de suas vidas. Conheça, por exemplo, a biografia de Fábio Sombra na página:

http://www.nonio.uminho.pt/netescrita/autores/fabio.html

Com base nesta biografia, os alunos da turma 6ª E da Escola Dr. Carlos Pinto Ferreira em Vila do Conde, Portugal – que também leram e trabalharam em sala de aula com o meu livro “A peleja do violeiro Magrilim com a formosa princesa Jezebel” – formularam, em vídeo diversas perguntas. A professora Emília enviou-me então, sempre através da Internet, estas imagens e aqui no Brasil, gravei as respostas. Depois da edição, obtivemos uma conversa real entre autores e leitores, mesmo que um oceano e cerca de 8.000 quilômetros nos separem.

E o mais interessante é que o projeto foi todo realizado com equipamentos e tecnologias hoje acessíveis a praticamente qualquer autor, escola ou instituição. Eis aqui uma verdadeira aula de leitura colaborativa!

Confiram esta conversa clicando nos dois vídeos abaixo:



3 comentários:

João Marcos disse...

Realmente o projeto é fascinante, Fábio! A possibilidade de diálogo e intercâmbio com estudantes tão distantes, com perguntas curiosas e interessantes...muito legal o projeto!! Grande abraço!

Fabio Sombra disse...

Que bom que vc gostou, João. Estou realmente fascinado com as possibilidades que isto cria.
Valeu a atenção!
Obrigado e ums ótima semana
Fábio Sombra

Fátima Campilho disse...

Olá, Fábio!
Já tinha assistido via Emília Miranda, com quem me comunico pela Internet. Só faltava passar aqui para dizer que adorei! Pena que aqui nas escolas municipais do Rio de Janeiro não possamos fazer um trabalho deste porte com as dificuldades de acesso.
Abraços