sexta-feira, novembro 15, 2013

Por que os autores AMAM a Feira do Livro de Porto Alegre?

Auditório Sancho Pança lotado para a minha apresentação. Novembro de 2013
1- Porque a Feira do Livro de Porto Alegre é um primor de organização. Os convites aos autores são feitos com quase um ano de antecedência e os trâmites operacionais de passagens, hospedagem, transporte e deslocamentos funcionam como as engrenagens de um relógio suiço.

2- Porque em todas as apresentações temos, não só um público numeroso, mas também interessado e participante. E isto não acontece por puro acaso. A organização da feira faz um trabalho prévio com as escolas, que recebem os livros dos autores e se informam sobre a sua obra.

3- Porque a organização da feira não poupa esforços nem recursos para trazer a Porto Alegre autores realmente relevantes, com produção literária consistente e carreiras sólidas e não só popstars e "fenômenos de mídia" que, em outros eventos atuam somente como chamariz de público.

4- Porque a organização da Feira, com o auxílio de seus patrocinadores, parceiros e do apoio do FNDE oferece cachês JUSTOS e uma infraestrutura realmente profissional  aos convidados que nela se apresentam.

5- Porque a Feira do Livro de Porto Alegre é um exemplo de democratização da leitura. Na área infantojuvenil, os autores visitam escolas públicas em todas as regiões e municípios vizinhos a Porto Alegre, além de instituições que fazem trabalhos de cunho social e de assistência a menores. Nos auditórios da feira, crianças de escolas particulares e públicas dividem harmoniosamente os espaços.

6-Porque a Feira do Livro de Porto Alegre tem uma atmosfera de celebração e encontro entre autores, editores e o público. É realizada ao ar livre, em meio aos ipês roxos. Para participar da festa não é necessário que o público pague UM CENTAVO SEQUER de entrada, de taxas escorchantes de estacionamento e outras arapucas tão presentes hoje em tantos eventos literários que se espalham pelo Brasil

7- Porque a organização da Feira, representada pela energia, simpatia e pelo profissionalismo da Sonia Zanchetta e da sua equipe, nos recebe com respeito e com o coração aberto em uma relação que ultrapassa as fronteiras profissionais e se transmuta em um caso de amor.

É por isto tudo que para nós, autores e ilustradores, o ano profissional somente termina após esta grande celebração de amor e paixão pelos livros e pela leitura!

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi, tem como vc postar as fotos que tirou na escola Livramento, é que estamos todos curiosos para ver.





Obrigada pela visita
Abraços ;)

Unknown disse...

Olá Fábio, trabalho na Prefeitura de Rio das Ostras, RJ. Estivemos com você aqui, no ano de 2014, quando teve um breve colóquio com professores e alunos da Rede na nossa Biblioteca Municipal. Gostariamos de contar com você entre os palestrantes e oficineiros da nossa Semana do Dinamizador de leitura. Se possível, entre em contato conosco através do e-mail rv_brandao@hotmail.com. Um grande Abraço. Rodolfo Brandão

Laura Bergallo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Laura Bergallo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Laura Bergallo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Laura Bergallo disse...

Se eu não fosse persona non grata por lá, acho que iria achar legal...
Ou talvez seja simplesmente falta de relevância minha kkkkkk
Bjks, querido, legal seu blog!

Laura Bergallo disse...

Se eu não fosse persona non grata por lá, acho que iria achar legal...
Ou talvez seja simplesmente falta de relevância minha kkkkkk
Bjks, querido, legal seu blog!