segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Bandeiras de Folia.


Passei o fim de semana confeccionando duas bandeiras de folia. Uma delas tem a pombinha branca sobre o fundo vermelho e é uma bandeira de Folia do Divino Espírito Santo. A outra, a azul, é uma bandeira de Folia de Reis e traz a imagem do nascimento do Menino Jesus. Esta é uma encomenda dos meus amigos Sérgio Penna e Fabíola Mirella, que tocam no meu grupo de folia há três anos e agora resolveram formar o seu próprio, chamado de Mensageiro Cantador. Eles já compuseram várias das canções que irão usar e tenho certeza que darão ótimos mestres de folia.
Confeccionar estas bandeiras é um prazer para mim. Elas, na verdade são pinturas em tecido de algodão e ornadas (pela minha mãe) com galões, fitas e franjas douradas. Depois de prontas elas ficam um luxo. Cada grupo de folia tem a sua própria bandeira e ela é o elemento mais sagrado da festa. É tão importante que o bandeireiro (o folião que a carrega) vai à frente do grupo e nenhum outro membro da folia tem autorização para passar à sua frente.

2 comentários:

Marcelo Pereira disse...

Que beleza, Gildelson!

Fabio Perricelli disse...

Fabio, conheci o seu trabalho recente em visita ao RJ e adorei, fiquei encantado. Como faço p adiquirir uma de suas gravuras ou bandeira de folia? Voçê possui um atelier? Saudações.