segunda-feira, julho 06, 2009

Fábio Sombra no Prosa & Verso

Reproduzi aqui a matéria sobre a mesa de Cordel infanto-juvenil na Flinha com a presença de Fábio Sombra e Jô Oliveira, que saiu no Prosa e Verso Digital. Ou, se preferir, clique aqui no link para o suplemento Prosa e Verso Digital do jornal O Globo e leia a matéria original.

"Nas seis edições anteriores da Flip, a literatura de cordel era representada apenas pelos seus cordelistas que, anonimamente, faziam diversas performances para se fazer enxergar e vender seus folhetos pelas ruas de Paraty. Nesta 7ª edição, a história é diferente. A poesia popular ilustrada por xilogravura ganhou um espaço especial na Flipinha, evento paralelo voltado para o público infanto-juvenil.

No fim da tarde deste sábado, o painel “Descobrindo a literatura de cordel” debateu a importância das modernizações neste tipo de literatura, feitas para valorizá-la e torná-la mais atraente para o mercado editorial. Diante das mudanças, a coordenadora da Flipinha, Gabriela Gibrail, reconhece que a inclusão da temática na Fliplinha foi tardia:

- Há muito tempo queria colocar, mas de uma maneira que causasse impacto. Sei que foi tarde, mas queria uma situação que alinhasse com o homenageado da Flip. Como Manuel Bandeira é pernambucano, onde é forte a cultura do cordel, acredito que é uma grande homenagem.

Entre uma rima e outra, sempre com a contribuição das crianças que lotavam o espaço, o escritor Fábio Sombra e o ilustrador Jô Oliveira defenderam as sofisticações pelas quais o cordel tem passado.

- Era difícil um jovem acostumado com publicações bem diagramadas se interessar pelo cordel. Agora, os livros vêm numa linguagem específica para as crianças, com temáticas do universo delas, além das ilustrações – afirmou Fábio Sombra, que lançará seu 10° livro no segundo semestre deste ano.

Surpreso, Sombra acredita que esse renascimento das histórias cantadas se deve ao fato de os professores terem reconhecido o potencial do cordel para despertar o interesse dos pequenos pela leitura.

- A literatura de cordel estimula a leitura, apresenta às crianças novas possibilidades de narrativa, estimula a percepção de ritmo, amplia o vocabulário, estimula a expressão oral, além de valorizar a cultura popular brasileira.

* Fabiana Paiva faz parte do Programa de Estágio Boa Chance, do jornal O GLOBO"

2 comentários:

Thereza disse...

Oi Fábio,nos conhecemos num evento aqui no Rio (Rio Centro) há muitos anos atrás e na ocasião vc presenteou com vários desenhos seus.Gostaria de manter contato.
Meu e mail: tcc_martins@yahoo.com.br

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.