domingo, dezembro 16, 2007

Viagem ao Urucuia: Imagem do Caboclo D´água

Diário de Viagem: O Caboclo D’água

O Caboclo ou Compadre D’água é uma criatura misteriosa que habita os rios Urucuia e São Francisco. Segundo os ribeirinhos e pescadores o caboclo tem forma humanóide, de estatura baixa e possui o corpo coberto por pelos escuros e arrepiados. Não é de muita conversa e costuma se aproximar das canoas dos pescadores para pedir fumo e cachaça. Se não for atendido pode se enfurecer e atacar a canoa, virando-a e arrastando seus ocupantes para o fundo do rio.

Diz a lenda que o Caboclo d´Água habita um castelo no fundo das águas e as pessoas que desaparecem no rio são imediatamente levadas para lá, tornando-se seus serviçais para o resto de suas vidas. Dizem também que o Caboclo é fascinado pelo som de um ponteado de viola caipira. E não foram poucos os violeiros arrastados para o fundo do rio para que tocassem só para ele. Aliás, até hoje na região existem violeiros que evitam se aproximar do rio com seus instrumentos, principalmente em noites de lua cheia.

Em nossa pesquisa, diversos entrevistados, principalmente os de idade mais avançada, afirmam que há trinta, quarenta anos atrás era muito comum avistar um ou mais caboclinhos d’água brincando despreocupados na beirada do rio. O desmatamento e a poluição crescentes das águas tornaram essas cenas raríssimas e isso explica também o desinteresse dos mais jovens pelo tema, tido como “histórias da carochinha” contados por seus pais e avós.

Ao lado podemos ver uma ilustração que desenhei em nanquim em meu caderno de notas. A aparência que criei para esse Caboclo é uma síntese de todos os relatos que ouvi. Credo, imagine topar com um bicho desses em plena margem do rio numa noite de lua cheia?

16 comentários:

Anônimo disse...

Ai, que medo desse caboclo!!!

Anônimo disse...

Não é mentira! Minha tia quase foi vítima do caboclo d'água, no rio Muriaé!!!!!!!!!!!!!!
Foi num domingo à tarde, há 60 anos!!!!!!
O caboclo existe sim !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Daniel disse...

é verdade mesmo, meu padrasto já viu um e ele viu na beira do rio são francisco, só de ouvir fico arrupeadooo!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Eu acredito nele sim, acredito no que existe, se você que está lendo este comentário não têm medo ou não acredita, então eu lanço aqui um desafio. Vá a beira do rio a 00:00 hs e pague pra ver!!!

Fabricio Braga disse...

Olá,

Primeiramente gostaria de informar que sou ateu e cético. Não acredito em nada mesmo.

Quando eu tinha 13 anos, vi com um grupo de amigos uma coisa destas. Mas como posso ser ateu e cético tendo visto isso? É simples, assumi que o que vi foi alguma coisa estranha, que na hora não pude compreender, e segui com minha vida.

O fato aconteceu em uma região de maguezais no Frade, distrito de Angra dos Reis, região sul do estado do Rio de Janeiro. Junto comigo estavam mais 8 ou 10 amigos, e inclusive meu irmão mais novo. Eu moro no Rio, e temos casa de praia lá até hoje. Na época éramos moleques e adorávamos entrar nessa região para pegar carangueijos, e dependendo da época do ano, pegávamos uma fruta pretinha e pequena, que os garotos da região chamavam de "coquinho de natal".

Ao voltar de uma destas incursões no mangue e numa fazenda vizinha, andávamos por cima de umas pedras que margevam um pequeno rio que corta a fazenda "Grataú", quando um dos meus colegas parou e chamou atenção dos outros, apontando para alguma coisa sentada na outra margem, a uma distância de uns 20 ou 30 metros. Ficamos olhando aquilo atônitos, tentando entender o que era.

Ele estava sentado, com os braços em volta das pernas, e segurando as mãos, parado mesmo. Ficamos olhando por cerca de 2 ou 3 minutos, quando ele soltou as mãos e fez um movimento levantando-se devagar.

O pânico tomou conta do grupo, e saímos correndo imediatamente - só parei de correr quando cheguei em casa.

Este fato me marcou muito, e fiquei durante muito tempo repetindo a história para as pessoas, para meus pais e para amigos, e a única coisa que eu recebia eram algumas risadas. Depois simplesmente desisti.

Não sei o que era, e dificilmente saberemos. Se fosse nos dias de hoje, muito provavelmente teríamos uma câmera ou um celuar para registrar o ocorrido, mas não tínhamos. Entretando, eram cerca de 10 pessoas observando ao mesmo tempo, ficamos olhando e pudemos ver todos os detalhes. Tenho certeza do que vi.

Esses dias eu estava contando para minha esposa esse fato, e fui buscar no Google Images, digitando "caboclo 'd água". Os resultados são completamente diferentes do que vi, mas esse desenho aqui do seu blog é IGUAL. Especialmente os detalhes dos dedos e da membrana entre eles, o corpo escuro e pêlos. A pessoa que fez este desenho, com certeza viu a mesma que eu vi!

Parabéns pelo levantamento!

Anônimo disse...

e verdade eu vi ele na beirada do rio são francisco ele tem pelos tem mais ou menos 1,60 de altura tem olhos um pouco grandes ele e muito magro mesmo
e parece que os ossos do esqueleto sai das costas dele um pouco e verdade gente!!!!!!

Ma disse...

De todos que falaram todos acreditam ou ja viram, eu porém não vi e ninguém nunca falou desse ser para mim... Mas referente a isso eu não acredito e nem desacredito pois vivemos em um mundo em que as coisas são fora do comum.Se Deus quando criou o mundo fez seres de todos os tipos por que ele também não pode ter criado esta criatura,gostaria muito de ter mais informações sobre o cabloco d'agua me interressei pelo assunto se alguem puder me passar mais informações agradeço.

Anônimo disse...

a va

Anônimo disse...

iso e asustado mas ele pega criansa

patrick disse...

meu irmao e feio quenen um caboclo da aqua

Anônimo disse...

o cbloco exite mesmo mau cunhado ja vil um no rio ceputuba

lucas assis disse...

oi pesoau voses que ta vendo ese comentari e verdade o cabloco da água esiste eu vi com os meus propios olhos ele e feio tem o olho grande ,magrochei de cabelo eu vi ele no rio capibaribe na berinha aiiiiiiii tou morrendo de medo atÊnção não va aos rios se não ele lipega ai chau tou morrendo de medo................

Anônimo disse...

Eu nunca vi esse bicho nao;mais conheço pessoas qe ja viram ;pow vocs descrevem como um filme de terror;pelo qe eu saiba é apenas um animal de aparencia fisica de um macaco,qe vive em lagoas e qe tem uma força enorme mesmo ,e qe puxa a pessoa por debaixo d'agua colegas meus ja viram em uma represa dentro de um clube NAUTICO em jf.Acho qe foi ese troço qe ta envolvido no afogamento da quelas duas meninas qe ate hoje ninguem sabe o qe era realmente.dizem qe o bicho come ate bezerro ' Agora falar qe parece um homem e esses abisurdos todos HA VA neeeh ... kkkkkkkk'

Eduardo Correa Bitencourth disse...

não é mentira,o meu tio também é um caboclo d'água e eu sou um lobisomem do árvoredo!haaaaaaaaa!!!!!!!!!

JOAO PEDRO disse...

EU ADOREI TUDO SOBRE O CABLOCO DA AGUA, EU GUERO PEGALO POIS EU FIKEI ARREPIADO.

VANIA disse...

EU ACHO INTERESANTE POIS FALA DE UMA LENDA EM QUE EU FIKEI ARREPIADA NAO QUERO INCONTRALO.