

Cheguei hoje cedo de Cataguases –MG onde passei os últimos quatro dias ministrando oficinas sobre literatura infanto-juvenil e cordel. Foi um encontro que reuniu professores, bibliotecários, estudantes e outros profissionais que utilizam a leitura como instrumento de trabalho.
Durante o curso, conversamos sobre a importância do cordel como estímulo à leitura. Sugerimos inúmeras atividades práticas que já no decorrer do curso iam sendo testadas em sala de aula. Houve produção de textos de poesia popular, interação desses textos com a música e análise de técnicas de contação de histórias. O encontro terminou com uma grande ciranda reunindo participantes das oficinas e alunos, todos cantando versos criados e adaptados especialmente para a ocasião.
Inesquecível!
P.S. O encontro foi realizado pelo PROLER, um programa de incentivo a leitura da Biblioteca Nacional. Ficam aqui meus agradecimentos a Eliane ( coordenadora do PROLER em Cataguases) e a Juliana ( da Secretaria de Educação de Cataguases) bem como a todos os profissionais e participantes das oficinas, que fizeram desse encontro uma experiência tão agradável e profissional.